Os tratamentos para melasma variam desde o uso de cremes até procedimentos a laser.
O mais importante no tratamento do melasma é a prevenção com proteção solar diária! Outra importante dica é evitar que a pele aqueça muito, pois até as mulheres que usam burca diariamente tem melasma. O calor debaixo da burca piora o melasma!!
Existem muitos produtos com ação clareadora, como hidroquinona, ácido kógico, ácido tranexâmico, entre outros. Alé disto existem procedimentos como o microagulhamento por Microinjeções de Medicação Percutânea.
Porém cada um tem uma indicação específica e o que ajuda para uma pessoa pode não ser indicado para outra!!
Evite a automedicação por indicação de revistas, Internet, celebridades e redes sociais, o Melasma não tem cura.
Não adianta tapar o sol com a peneira! Somos informados de tantas “novidades” que é difícil dizer o que realmente funciona. A indústria farmacêutica e a Indústria da Beleza são cruéis!
Outra dica é evitar procedimentos que esquentem a pele como a Radiofrequência, que melhora a flacidez mas piora o melasma!
Não se deixe enganar! Desconfie quando alguém prometer curar o seu melasma! Infelizmente isto não existe!
Há trabalhos que mostram o bom resultado no tratamento do melasma com aparelhos de laser e outros, porém são tratamentos que devem ser muito bem conduzidos e discutidos para evitar piora das manchas. Pois ocorre frequentemente o rebote do Melasma após alguns meses.
Mas isso não significa que não se deve tratar o Melasma!
Ele não desaparece mas pode melhorar ou pelo menos estabilizar.
Com os tratamentos é possível sim obter uma melhora da mancha, mas é importante o cuidado contínuo, pois a mancha pode voltar a piorar.
Cada pele é única, e precisa de um cuidado especial.
Fique ligada!!